top of page
  • Foto do escritorDavi Simões

Fosfoetanolamina não é Eficaz Contra Câncer em Estudos com Pessoas

Há pouco tempo, foi postado no canal Ciência USP este vídeo explicando que, nos estudos com pacientes humanos, a fosfoetanolamina tem se mostrado ineficaz.


Antes de mais nada, lamento muito que os resultados encontrados mostrem a ineficácia da substância para o tratamento de câncer.

Muitas pessoas foram “tratadas” informalmente com essa substância por anos na esperança de obter resultados, e isso deixa claro que muita gente foi prejudicada e não foi levada em conta na criação da narrativa dessa cura milagrosa. Como eu já havia dito, se você só coleta os relatos de quem teve bons resultados e ignora a maioria daqueles que morreram ou viram seu quadro piorar por ter abandonado o tratamento convencional, qualquer substância pode parecer eficaz no tratamento de qualquer doença ou transtorno.

Infelizmente, criou-se uma nova crença em cima dessa substância, e, mesmo com as evidências experimentais de sua ineficácia tendo sido obtidas e publicadas, muita gente continuará dizendo que a ciência ignora curas milagrosas por algum interesse excuso – que até então ninguém consegue explicar qual seria sem recorrer a fábulas sobre sociedades secretas ou mitos sobre cientistas ricos financiados pela indústria farmacêutica (ignorando que a maioria dos cientistas no Brasil passa por uma situação financeira lamentável, tanto pessoalmente quanto para suas pesquisas).

Lamento pelas famílias que gastaram suas reservas com abutres que se aproveitaram da fragilidade destas e cobraram milhares de reais (conheço casos pessoalmente) para entrar com ações na justiça e outros golpes semelhantes.

Espero que compreendam que eu e outros que fizemos o alerta, desde o início, sobre o desconhecimento da real eficácia deste medicamento, estávamos do lado dos pacientes, e não contra, como muitos acreditam desde o início. Compreendo que, em grande parte, o ódio que recebemos é fruto do sentimento de impotência diante de uma doença cruel que atinge diariamente muitas famílias, mas acho que especialmente nestes momentos de fragilidade precisamos discernir quem visa nosso benefício real e quem apenas quer lucrar em cima de nossas mazelas através de falsas promessas de soluções rápidas ou curas milagrosas.

Se há alguém que pode encontrar curas eficazes para doenças e soluções tecnológicas que melhorem nossas vidas, esse alguém é um grupo de pessoas que não quer apenas gerar esperanças a qualquer custo, mas sim soluções concretas – ainda que isso signifique quebrar mitos criados por curandeiros, místicos e outros aproveitadores da fé alheia.

Então, se você de fato quer um progresso na luta contra essa e outras doenças, manifeste-se pela ciência brasileira, que é progressivamente desvalorizada e ignorada pelos governantes e até pelo setor privado no Brasil já há anos. Enquanto a pesquisa científica e a educação não forem prioridade, nossa sociedade continuará agindo como uma criança que dá a mão a qualquer estranho que promete um doce.

 

meus vídeos sobre o assunto e playlist com vídeos dos colegas do Science Vlogs BR





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page